Ani
O objetivo desta atividade destina-se conhecer,
se cadastrar e navegar no Portal do Professor, um ambiente virtual com recursos
educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.
O conteúdo
do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada
disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o
professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de
capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a
legislação específica. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Atividade:
- Cada aluno irá se cadastrar no Portal do Professor;
- Navegue pelo portal no Espaço da Aula, em Sugestões de Aulas, escolha
um plano de aula e publique no seu blog, desde a data de criação até a
Avaliação (aula completa).
- Na próxima aula cada aluno irá socializar a aula escola com os colegas.
Bom trabalho,
Pro.ª MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque
REFERÊNCIAS
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/
>. Acesso em: 04 nov. 2013.
22/04/2014
Autor
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Estrutura C
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
- Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;
- Localizar informações no texto;
- Conhecer o significado de animais de estimação;
- Reconhecer alguns animais de estimação;
- Conscientizar sobre os cuidados que deve ter com os animais;
- Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
- Perceber as características dos gêneros textuais: cartaz e álbum;
- Estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias;
- Desenvolver a afetividade e o senso de responsabilidade;
- Fazer os registros nos cadernos;
- Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que já tenham
sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, através de diferentes
estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os
gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua
noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno – UCA
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes
que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação
docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por
um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e
pedagógicas disponibilizado pelo MEC, tendo como eixo principal a
formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de
qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino
Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste
blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos
alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para
que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com
os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Roda de conversa
Professor, inicie sua aula com uma rodinha de conversa, comentando com os alunos sobre o tema que será estudado.
Fonte da imagem: Sítio “Tiradas de crianças”. Disponível em: <http://tiradasdecriancas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, explique para os alunos que muitos animais convivem com
as pessoas no ambiente doméstico, como cães, gatos, coelhos, galinhas,
cavalos, dentre outros. Cada um deles tem um jeito próprio de ser. Faça
algumas perguntas oralmente para os alunos, siga o roteiro abaixo para
nortear o debate.
a) Você tem bichos de estimação? Qual?
b) Os bichos de estimação podem transmitir alguma doença?
c) Que animais não são adequados para serem bichos de estimação? Por quê?
Fonte: Sítio: “Evangelizar e saber amar”. Disponível em: <http://evangelizaresaberamar.blogspot.com.br/2013/08/os-animais-tem-alma.html>. Acesso em: 10 de abril. 2014.
Professor, após a participação dos alunos proponha leitura de um
texto que conta a história de uma criança que queria muito ter um
bichinho de estimação. Distribua para os alunos cópias do texto para que
eles possam seguir a leitura e também usar posteriormente para fazer a
interpretação do texto.
Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo: FTD, 2008. p. 141,142.
Professor, após a leitura do texto distribua cópias da interpretação
ou passe na lousa para registro no caderno de Ciências dos alunos.
Interpretando o texto
O texto "Bichinho de estimação" está dividido em partes, que contam trechos da história.
Cada uma dessas partes é chamada de parágrafo. Para indicar o
parágrafo, deixa-se um pequeno espaço entre a margem esquerda da folha e
o início do texto.
- Pinte no texto os espaços que marcam o início dos parágrafos.
Agora responda:
a) Os parágrafos começam na mesma direção?
b) Quantos parágrafos tem o texto?
c) As letras que iniciam os parágrafos são maiúsculas ou minúsculas?
d) O texto é narrado por um menino ou uma menina?
e) Em sua opinião, por que a mãe escolheu peixinhos para dar ao filho?
f) Para o menino qual é a desvantagem de ter um peixinho como animal de estimação?
g) E você gostaria de ter um peixinho de estimação? Que bichinho de estimação você gostaria de ter?
Professor, após os alunos responderem a interpretação faça a
correção coletiva das atividades, lembrando que a opinião do aluno é
importante e deve ser considerada.
Professor, proponha como atividade de casa, uma pesquisa sobre os animais preferidos da família, para a próxima aula.
Hoje em sala de aula falamos sobre animais de estimação, em casa,
pergunte a seus familiares quais os seus animais preferidos. Traga na
próxima aula sua pesquisa.
Nome do entrevistado:__________________________________________________
Grau de parentesco:____________________________________________________
Qual seu animal preferido?______________________________________________
Por que da escolha?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO EM GRUPOS
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa. Peça para que os
alunos façam a apresentação de suas pesquisas sobre os animais
preferidos dos familiares. Anote na lousa os animais que foram citados.
Professor, após as apresentações, divida a sala em pequenos grupos e
distribua revistas para que os alunos pesquisem imagens dos animais que
foram citados nas entrevistas que fizeram com seus familiares. Cada
grupo irá montar um painel com os animais preferidos das famílias.
Exponha os painéis nos murais da escola para que haja uma interação
entre a comunidade escolar e as pesquisas feitas pelos alunos.
SUGESTÃO: CLASSIFICANDO OS ANIMAIS
Professor, você pode propor que os alunos classifiquem os animais
em: domésticos, selvagens, com pelos ou sem, com quantidade de patas,
dentre outras características que desejar destacar.
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, após este trabalho, apresente um cartaz apresentando os
cuidados que devemos ter com os animais. Oriente os alunos que, um
animal de estimação não é um brinquedo, por isso devemos cuidar bem
dele, pois ele precisa se alimentar, ser medicado quando necessário,
viver em um local limpo e arejado, dentre outros cuidados. Apresente o
cartaz abaixo para orientar os alunos sobre os cuidados que devemos ter
com os animais. Você poderá trabalhar o gênero textual “cartaz”,
projetando as imagens para melhor visualização dos alunos, utilizando
Data Show.
Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://jornalvoceeseupet.blogspot.com.br/2011_10_02_archive.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Na atividade a seguir você poderá explorar este gênero textual
“cartaz”. Aproveite para explicar aos alunos as características dele,
caso não tenha ainda sido trabalhado. Fale sobre a doença Raiva Animal e
sobre a importância da vacinação em gatos e cachorros.
Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo.Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 149.
Professor, pergunte aos alunos o que eles acharam do cartaz, deixe
que eles falem e deem suas opiniões. Logo após proponha uma atividade de
interpretação da imagem.
Interpretando o cartaz
Responda:
a) Quem é o principal destinatário desse cartaz?
b) Com que objetivo, ou seja, para que foi feito esse cartaz?
Leia: “Com raiva, seu bichinho pode virar um animal”.
Responda:
a) O que você entende desta frase?
Marque as alternativa correta com um (X).
No cartaz, a imagem é importante porque:
Professor, após os alunos responderem as atividades, faça a correção
coletiva e proponha que eles, em casa, construam um cartaz informando
sobre os cuidados que devemos ter com os animais de estimação. Peça para
que tragam na próxima aula. Veja o exemplo abaixo para orientá-los
sobre a construção do cartaz.
Fonte: CARPANEDA, Isabella Pessoa Melo. Porta Aberta: Letramento e alfabetização linguística: 2º Ano. São Paulo. FTD, 2008. p. 152.
Lembre-se das informações que obteve na sala de aula e de que o cartaz deve chamar a atenção de todos. |
4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa, proponha que os
alunos apresentem os cartazes que fizeram em casa sobre os cuidados com
os animais de estimação. Exponha-os no pátio da escola para
conscientizar os alunos dos cuidados que devemos ter com os animais.
Professor, após as apresentações e exposições dos cartazes, comente
com o s alunos que haverá um momento de contação de história. Antes de
iniciar, questione os alunos:
- Se vocês fossem um bicho, qual gostariam de ser?
Professor, peça para cada aluno imitar o bicho que gostaria de ser. Deixe que cada um faça a imitação do animal escolhido.
Após a brincadeira, faça a contação de história do livro “Soltando
os bichos”. Você pode usar também um vídeo para os alunos verem a
história. Para que eles tenham a visualização, você
poderá projetá-la utilizando um Data Show ou também, se a sua escola
participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Fonte da imagem: Sítio: "Youtube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vNvfQ4n33iw >. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor , verifique na biblioteca de sua escola se este livro, está disponível. Ele faz parte do acervo do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD.
Fonte das imagens 1 e 2: Sítio “Leituracaoeugênio”. Disponível em: <http://leituracaoeugenio.blogspot.com.br/2013/09/livro-soltando-os-bichos.html>. Acesso em: 10 de abr. 2014.
Professor, após você fazer a contação de história, converse com os
alunos sobre as rimas encontradas na história, distribua cópias da
atividade sobre rimas ou passe na lousa para que eles tenham como
registro no caderno de Língua Portuguesa.
Ouvimos a história “Soltando os bichos” dos autores, Rosana Ferrão e
Dylan Ralphes. Observe as palavras abaixo e procure suas rimas na
história contada.
Ouvimos a história “Soltando os bichos” dos autores, Rosana Ferrão e
Dylan Ralphes. Observe as palavras abaixo e procure suas rimas na
história contada.
Rima com...
|
|
leão
|
|
formiga
|
|
mosquito
|
|
pato
|
|
carneiro
|
|
aranha
|
|
lebre
|
|
pavão
|
|
pinto
|
|
elefante
|
|
esquilo
|
|
minhoca
|
Professor, após os alunos fazerem a atividade proposta, faça a
correção coletiva e aproveite para tirar as dúvidas sobre rimas, caso
surjam.
Após os alunos fazerem a correção das atividades proponha que eles montem um álbum sobre “Animais imaginários”.
Divida a turma em duplas e peça para que pensem e criem “Animais imaginários”.
Álbum “Animais imaginários”
Ouvimos a história “Soltando os bichos”, vimos que ela é composta
por rimas, agora sua dupla vai construir um álbum sobre “Animais
imaginários”, use sua imaginação.
Seguindo as instruções.
Como fazer:
1. Inventar um animal:
- Decidam com o professor, que tamanho terá o álbum.
- Recortem um pedaço de cartolina do tamanho que foi decidido.
- Agora, inventem um animal.
- Discutam quais serão as características desse animal.
Professor, proponha que os alunos façam uma exposição com os álbuns criados por eles, para a comunidade escolar, este é um momento de interação dos alunos das outras salas com os trabalhos criados pela turma.
Recursos Complementares
Sugestão de Link para aluno:
Fonte: Sítio: “Smart Kids. Jogos educativos. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-animais-domesticos.html>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Sugestão de Link para professor
Fonte: Sítio: “Portal do professor. Animais de estimação”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52290>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Web Educador. Folha de atividades. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.webeducador.com/folha-de-atividades/animais-domesticos/>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Smart Kids. Jogos educativos. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-animais-domesticos.html>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Sugestão de Link para professor
Fonte: Sítio: “Portal do professor. Animais de estimação”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52290>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Fonte: Sítio: “Web Educador. Folha de atividades. Animais domésticos”. Disponível em: <http://www.webeducador.com/folha-de-atividades/animais-domesticos/>. Acesso em: 09 de abr. 2014.
Avaliação
Professor,
a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e
nas atividades desenvolvidas diariamente. Sugerimos que faça registros
diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada
um. Dessa forma, é possível, analisar o rendimento dos alunos pensando
nas soluções para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos
conseguiram construir conhecimentos sobre a utilização dos cartazes e os
cuidados que devemos ter com os animais domésticos; bem como as
dificuldades e os êxitos apresentados durante a realização das
atividades sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique
se as atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois
estas ajudarão no processo de formação do aluno.
SILVA,
Mariane Ellenda; NUNES, Ana Maria Ferola da Silva; RIZZOTO, Denize Donizete Campos. Animais de estimação: motivando a aprendisagem. 22/04/2014.Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55160> Acessoem: 22 de abr. de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário